cartazMOPM logoOPM cartazMOPM
Entrada Apresentação Organização Inscrições Utilizadores Arquivo de Provas Escolas Inscritas/Vencedores Ligações & Eventos

Informações Gerais Cartaz MOPM

A Sociedade Portuguesa de Matemática promove, neste ano letivo, a realização das Olimpíadas de Matemática do 1º Ciclo do Ensino Básico, que vão integrar as Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM) na categoria de Mini-Olimpíadas.

A iniciativa consiste num concurso de problemas de Matemática, dirigido aos alunos do 3º e 4º anos do 1º ciclo do Ensino Básico e visa criar e desenvolver o gosto por esta disciplina nos primeiros anos de escolaridade. Os problemas propostos fazem, sobretudo, apelo à capacidade de raciocínio e imaginação do aluno.

O concurso consiste numa única prova que se realizará em cada escola participante, no dia 27 de janeiro de 2016, em horário escolhido pela escola. Na impossibilidade da prova se realizar na data estabelecida, poderá ser realizada numa data escolhida por cada escola participante, no período de 25 a 29 de janeiro.

A inscrição das escolas do 1º ciclo do Agrupamento deverá ser efetuada pela Escola diretamente na página http://mopm.mat.uc.pt/MOPM/ de 15 de setembro de 2015 até 24 de janeiro de 2016, , com a indicação dos dados da Escola, do docente responsável e respetivos contactos (morada, telefone e correio electrónico). Posteriormente, ser-lhe-á enviada por correio eletrónico uma confirmação da inscrição efetuada e uma senha para acesso aos enunciados e aos critérios de correção.

Os enunciados das provas estarão acessíveis às escolas inscritas entre 20 de janeiro e 8 de fevereiro. O acesso será efetuado através da página das Mini-Olimpíadas, utilizando os dados de utilizador e a nova senha fornecidos após a inscrição da escola.

A partir do dia 8 de fevereiro o acesso aos enunciados será livre.

O acesso aos critérios de correção e a um modelo de diploma (reservados às escolas inscritas) pode ser efetuado a partir das 17 horas do dia 29 de janeiro, utilizando os dados de utilizador e a nova senha.

As escolas inscritas devem inserir os resultados das Mini-Olimpíadas na página, até ao dia 8 de abril.

A organização da prova nas escolas de 1º ciclo será da responsabilidade do Agrupamento de Escolas. Para obter mais informações consulte o Regulamento das Mini-Olimpíadas, na página das Olimpíadas Portuguesas de Matemática(OPM).


SPM   Departamento Matematica UC   logoMEC Ciencia Viva   FCG   Pathena   Asa   Gailivro